TEMPERAMENTOS:QUAL É O TEU???

23-07-2012 18:18

 

Temperamentos
Definição
 
A palavra temperamento vem do latim temperare, que significa “equilíbrio”. Esta noção está ligada à teoria dos humores de Empédocles e de Hipócrates, na qual se defende que a saúde do ser humano depende de um equilíbrio entre os elementos que compõem este mesmo ser.
 
Em Psicologia, temperamento é mais comumente entendido ao que se refere ao aspecto da personalidade e diz respeito às disposições e reações emocionais, bem como de sua rapidez e intensidade. Este conceito de temperamento está ligado a psicólogos como Jung, psicanalista; e Klages no seu tratado sobre caracterologia (1929).
 
Para ser honesto, o conceito de temperamento é ainda uma destas expressões que pode significar coisas diferentes para diferentes psicólogos. Apesar das divergências, estes pesquisadores chegaram às seguintes conclusões (Barclay, 1991):
 
1. O construto temperamento é útil, apesar de ser praticamente inviável definir com precisão como ele interage com influências do meio ambiente;
2. Temperamento inclui elementos de energia: atividade, intensidade, vigor e ritmo de movimento tanto na fala quanto no pensamento; de reatividade: aproximação e afastamento de estímulos; emocionalidade e sociabilidade;
3. A origem do temperamento deve ser procurada em disposições biológicas;
4. As manifestações do temperamento são mais estáveis durante a vida de um indivíduo do que em qualquer outro aspecto da personalidade.
 
De qualquer forma, o estudo do temperamento começou a ser abordado, ao que se tem registro, pelo filósofo grego Empédocles e seu conterrâneo, o médico Hipócrates. Ambos seguidos, mais tarde, pelo greco-romano Galeno dentro do que ficou conhecida como a teoria dos humores. Outras tendências para se definir temperamento baseiam-se no formato do corpo (tendência iniciada por Kretschmer e atualizada por Sheldon nas teorias ditas morfológicas). Finalmente, temos enfoques do temperamento baseados mais em construtos psicológicos, dentre os quais podemos salientar a teoria de Jung e as tipologias mais modernas particularmente em voga em psicologia organizacional e da criança. Vamos detalhar um pouco algumas destas teorias.
 
Teoria dos humores
Atribui-se a Hipócrates (460 – 370 a.C.) o fato de a medicina preocupar-se com problemas psiquiátricos.
Como resultado de suas cuidadosas observações e dos diferentes comportamentos humanos, ele formulou uma teoria para explicar esses problemas. Criou uma teoria bioquímica em sua essência – a dos Quatro Temperamentos – que relacionou aos humores do corpo ou fluidos orgânicos (hoje falamos em hormônios e outras substâncias bioquímicas que podem induzir ou afetar o comportamento humano).
 
Temperamentos Humores Corporais (do grego*)
Sanguíneo Sangue (* sanguis)
Colérico Bílis amarela (* Kolé = bílis)
Melancólico Bílis negra (* Melas = negro / Kolé = bílis)
Fleumático Fleuma (* Phlema = fluído espesso)
Por muitos séculos este conceito foi perpetuado, ou seja, poucas alterações ao conceito de Hipócrates foram oferecidas até o século XIX. Emmanuel Kant, filósofo alemão, foi o que mais influência teve sobre a divulgação da ideia dos quatro temperamentos na Europa.
 
A concepção de que o temperamento seja determinado por um fluído orgânico foi superado há muito tempo, mas a quádrupla classificação de elementos é ainda amplamente utilizada.
 
A classificação moderna, talvez a mais popularmente conhecida, é o tipo “extrovertido” e o tipo “introvertido”.
Na psicologia moderna, “temperamento é entendido como uma alusão aos aspectos da hereditariedade e da construção fisiológica que interferem no ritmo individual, no grau de vitalidade ou emotividade dos indivíduos. Nesse sentido, afirma-se que os indivíduos têm uma quantidade de energia vital, maior ou menor, que lhes dará a tonalidade de seus comportamentos. Ex: indivíduos mais calmos / indivíduos mais agitados.”
 
Os Quatro Temperamentos
Sanguíneo
Na classificação dos quatros temperamentos, o sanguíneo, dentre outras características, é comunicativo, destacado e entusiasta. Por outro aspecto, é volúvel, indisciplinado e impulsivo.
 
Um personagem bíblico que se encaixa nesse perfil é Pedro, pelas características exibidas por ele, tais como, calor e profundidade em suas emoções e ação dinâmica, estilo vibrante, decisivo e falante. Seu estilo pessoal indicava ainda ser uma pessoa sincera, entusiasmada, companheiro para todas as horas e bastante desinibido.
 
Encaixa-se no perfil do Temperamento Sanguíneo por demonstrar-se uma pessoa amável, simpática, com fácil adaptação ao meio ambiente. Generosidade, compaixão, inquietação, egoísmo e instabilidade emocional também são características presentes.
 
Os sanguíneos têm maior dificuldade até para se descobrirem como tal, isto porque sua capacidade de autoanálise, introspecção e análise são reduzidas. Podem perder oportunidades importantes em suas vidas justamente pela falta de senso ao julgá-las.
 
Descrevendo algumas características apresentadas na comparação feita na figura de Pedro no livro Temperamentos Transformados, percebemos a impulsividade através dos atos impensados e de até uma valentia expressa, embora no fundo seja uma pessoa medrosa. Tem estilo daquele que “atira antes de saber o alvo, que salta do barco antes de olhar, fala demais quando não sabe o que fazer ou de faz algo sem medir consequências”. Há também crises de arrependimento, justamente por fazer algo sem medir consequências ou sem agir com julgamento das situações.
 
De natureza extrovertida, mostra-se falante, quando, por muitas vezes, deveria manter-se calado. Mas para evitar o silêncio, parte a “disparar sua falta, sem parar”. Sugere até loquacidade, verborragia. Esta desinibição pode ser mal compreendida, mas nada mais é do que a capacidade que possui de ser aberto e livre em sua forma de demonstrar sentimentos e ações. De forma geral, ao falar, pode tornar qualquer coisa interessante aos ouvidos, mesmo que improvisando.
 
É ainda uma pessoa generosa, com atos de compaixão, porém, por ser inseguro e unir a esta característica a necessidade de projeção pessoal, pode fazer atos em próprio interesse.
 
Levados pelas circunstâncias do momento, o sanguíneo pode se tornar uma pessoa antipática, pois acha que sempre aquilo que possui/tem é o melhor, o maior, e, falando demais, “enforca-se” e ganha antipatias dos demais. É uma pessoa que age de forma performática, parecendo até encenação; não possui natureza humilde e necessita de reconhecimento.
 
Pode assumir compromissos e não cumpri-los quando houver necessidade de assumir uma situação embaraçosa ou sofrer penalidades, ou ainda, sofrer pressão (algo que não suporta facilmente). Passa a impressão de ser forte, dominador e controlador da situação, mas, na verdade, é altamente influenciável e necessita do relacionamento e aceitação das demais pessoas. Para ser aceito, pode agir distintamente com grupos de pessoas, tendo atitudes diferenciadas em cada grupo.
 
Este Temperamento assume posições e opiniões precipitadamente sendo muito difícil demovê-los destes pensamentos, uma vez assumidos. Chegam a pensar de forma preconceituosa e dificilmente conseguimos mudar suas ideias.
 
O sanguíneo possui tendência a um comportamento sarcástico, expondo tudo aquilo que lhe vem à cabeça, sem medir com quem nem como fazem isto e podem machucar seus amigos, ainda podendo ser rude e impaciente.
 
Outra tendência identificada é a dificuldade em assumir posições de liderança por uma postura mais imatura; além da dificuldade para manter o comando do grupo mesmo em situações mais delicadas.
Áreas de atuação profissional:
 
Áreas que tenham contato com público, tal como vendas, jornalismo, dramaturgia (ator/atriz), publicidade, direito, cargos de coordenação/direção ou educação.
Competências Positivas:
 
Capacidade de Comunicação: extrovertidos, falantes e dotados de grande facilidade de comunicar-se e fazer com que o público volte sua atenção para eles.
Empatia: coloca-se no lugar do outro, dotado de grande compaixão e sensibilidade por pessoas e suas causas.
Relacionamento Interpessoal: estabelece, com facilidade, relacionamento com os demais.
Pontos a Melhorar:
 
Impulsividade/Precipitação: age com imediatismo, necessitando dosar e canalizar esta ação de forma positiva e ser mais comedido em algumas situações.
Indisciplina: adotar métodos em suas ações para que não sejam vagas.
Egocentrismo: cuidar para que suas ações não sejam feitas ao seu favor.
Instabilidade emocional: reage de forma muito emocional.
Resumo:
 
Seu ponto forte é a capacidade de comunicação e sua sociabilidade (relaciona-se muito bem). O pecado dominante do sanguíneo é a vaidade. O remédio é o recato. Ele precisa tornar-se recatado, modesto, sair do seu próprio pedestal de autocomplacência.
 
O equilíbrio dinâmico do sanguíneo se consegue por discrição harmoniosa e um ritmo sóbrio em seu modo de pensar, sentir, agir. Dificuldades em rezar, embora o queira confia mais na ação do que na oração.
 
FORÇAS FRAQUEZAS
Cordial, eufórico, vigoroso; Vive para o presente, conseqüentemente, tem a tendência de ser otimista; Bom companheiro; Receptivo por natureza; Natureza apaixonada, emotiva, espontânea, bondosa; Compreensivo – consegue sentir, verdadeiramente, as alegrias e tristezas dos indivíduos com quem convive; Comunicativo – gosta do convívio social. É a vida do grupo pelo seu jeito alegre e folgazão. Simpático; Crédulo; Possui um repertório inesgotável de casos interessantes e os narra dramaticamente; Fala antes de pensar, mas sua franca sinceridade desarma muitos dos seus interlocutores, obrigando-os a reagir com a mesma disposição de espírito; Amável, amistoso e compassivo. Pouco prático; Desorganizado;Agitado, barulhento; Raramente é bom estudante, devido a seu espírito inquieto;Indisciplinado; Ânimo fraco (não é resoluto ou leal); Não conhece as suas limitações; Medroso; Exagerado; Egoísta; Volúvel; Impulsivo; Inseguro; Egocêntrico; Emocionalmente instável.
Melancólico
A representação do Temperamento Melancólico é dada pela figura de Moisés. As passagens bíblicas demonstram suas atividades e seu estilo, indicando características deste temperamento, tais como: ser uma pessoa talentosa, abnegada e bastante perfeccionista. No entanto, ele sofria de um complexo de inferioridade que trazia à tona todas as fraquezas do melancólico. Muitas vezes, deixava-se dominar pela ira.
 
É representado pela sensibilidade artística, pela lealdade e pelo perfeccionismo. É um amigo leal e bastante analítico. As fraquezas que este temperamento possui, podem, de outro lado, neutralizar os pontos fortes. A tendência é que seja genioso, crítico, negativista, pessimista e até egocêntrico. Um melancólico tem a tendência natural de sacrificar-se por aquilo em que acredita. No entanto, esta característica pode conduzi-lo ao orgulho.
 
O complexo de inferioridade é outra característica típica do melancólico: ele tem a tendência de não se considerar capacitado para as tarefas que lhe são designadas. Ao representar este temperamento com a figura de Moisés em várias passagens do livro do Êxodo, fica marcada a característica de inferioridade: “não tenho nenhum talento, não conheço teologia, ninguém acreditará em mim, não posso falar em público, não quero ir”.
 
É importante ressaltar, e fácil perceber que o melancólico possui constante alteração de humor. Outra característica é o desejo de sacrificar-se para elevar a autoestima, porém, através do autorrebaixamento. Por seus parâmetros e qualidade perfeccionista,o melancólico tem dificuldade em delegar funções. De outro lado, seus trabalhos são entregues com alto padrão de qualidade, boa forma, cuidado estético, precisão em alto nível. Ao mesmo tempo, sempre pedirá prorrogação dos seus prazos para conseguir entregar algo melhor, algo que necessitará ser revisado.
 
Críticas impressionam este temperamento e podem fazer, muitas vezes, com que ele não conclua sua tarefa e fique preso àquele momento. O próprio autor o reflete de forma muito precisa: “sua aversão às críticas, feitas por ele mesmo ou por outras pessoas, é maior do que o seu desejo de ver cumprida a tarefa”.
 
Destaca-se a tendência à depressão, advinda da autopiedade, mesmo sendo bondosas exteriormente, sofrem por muito tempo e isto mantido gera um complexo de perseguição ou ainda completa apatia presente nesta pessoa.
 
Possui tendência a grande inteligência e capacidade para estudar. Embora não sejam falantes por natureza, quando se manifestam, não dizem coisas inexpressivas.
 
Na história, os grandes compositores, artistas, filósofos, teóricos, inventores tinham este temperamento.
Sua excepcional habilidade analítica o capacita a diagnosticar apuradamente os obstáculos e perigos de qualquer projeto de cujo planejamento participe.
 
Não costuma fazer ou ter um grande número de amigos, mas revela grande fidelidade àqueles que conquista ou ainda fidelidade e lealdade às causas e questões que abraça.
 
ÁREAS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL
 
Pode assumir posições de pequena ou grande responsabilidade e atuar na área financeira.
Competências Positivas:
 
Capacidade analítica: pode observar um projeto em todos seus aspectos para a melhor tomada de decisão, dentre outros aspectos;
Sensibilidade: percepção artística e estética do ambiente e das situações; pode contribuir para diversos tipos de atividades profissionais;
Detalhismo: capacidade de percepção de informações essenciais e observação de detalhes;
Perfeccionismo: atenção à qualidade e cuidado com a valorização de um bom trabalho.
 
Pontos a Melhorar:
 
Egoísta: voltado para si, pode esquecer o grupo;
Humor: cuidar para que seu humor não seja percebido pelo grupo como negativo, pois, muitas vezes, é apenas mais reservado do que os demais;
Visão Holística: pode ater-se aos detalhes e perder-se da ideia global e visão do todo.
Sociabilidade: voltado para relacionamentos individuais ou para pequenos grupos, necessita ampliar sua rede de relacionamentos.
Criticidade: seu excesso de zelo por um trabalho pode tornar-se algo excessivamente crítico e até mesmo negativo, pois torna a entrega de suas atividades morosa, atrasada ou mesmo não realizada.
Resumo:
Seu ponto forte é a sua sensibilidade e a sua tendência para a arte, a ciência, a filosofia. O pecado dominante do melancólico é o centrar-se em si. O remédio é o sair de si, engajar-se no servir aos outros e com os outros. A alegria como virtude é o óleo para o motor do melancólico. O equilíbrio dinâmico dele se consegue pelo contínuo sair de si. Se por um lado ele tem dificuldades de entregar-se a atividade apostólica, por outro, tem acentuada tendência para a vida contemplativa e mística. Para a vida de oração é o temperamento mais favorecido.
 
FORÇAS FRAQUEZAS
É o mais rico dos temperamentos, pois é um tipo analítico, abnegado, bem dotado; Amigo muito fiel;
Esteta – desfruta grande prazer com as belas artes;
Sua excepcional habilidade analítica o capacita a diagnosticar apuradamente os obstáculos e perigos de qualquer projeto de cujo planejamento participe;
Habilidoso; minucioso; idealista; dedicado;
Sensível e leal. Egocêntrico – é inclinado a autoanálise complacente, àquela benévola auto-contemplação que paralisa a energia e a vontade;
Hipocondríaco, desconfiado;
Pessimista, teórico; Confuso Crítico e inflexível; Perfeccionista; Caprichoso; Deprimido e sombrio; Tendência a retroceder ao passado – fuga da realidade; vingativo.
Fleumático
No grupo dos Fleumáticos, o fiel Abraão se destaca. Todas as qualidades do pacífico, prático, bem-humorado, leal, calmo e eficiente, cumpridor de seus deveres, conservador em seus princípios. Deus o provou em todas as Suas promessas, mas ele permaneceu firme na fé. Todavia, ele apresentava também os defeitos desse tipo de temperamento, que são: calculista, temeroso, indeciso, contemplativo etc. Com o crescimento da sua vida espiritual e submissão a Deus, assumiu suas posições e foi liberto da incredulidade, do medo e fortalecido na fé.
Os Fleumáticos são pessoas de fácil convívio social, devido sua natureza tranqüila e sua forma descontraída de ser. Geralmente, são simpáticos, trabalham bem com e para pessoas. Possuem capacidade prática e eficiente ao receber responsabilidades; espirituosa e digna de confiança, conquista as pessoas ao seu redor. Devido ao seu estilo introvertido, tanto suas qualidades quanto fraquezas podem ficar menos visíveis quanto aos outros comportamentos mais expressivos.
Quando recebem uma motivação externa podem tornar-se bons líderes.
São pacificadores natos. Encontram maneiras gentis e eficientes com as pessoas, não criando atritos.
Os Fleumáticos possuem uma boa característica de mensurar aquilo que podem assumir de responsabilidade, ou seja, o “tamanho do seu fardo” e geralmente não toma nada além daquilo que podem de fato “dar conta”. Isto se dá, em grande parte, por terem medo de perder, de falhar perante os outros.
Sente muito mais emoção do que demonstra e tem grande capacidade de apreciar as belas artes e as melhores coisas da vida.
Sugere características de morosidade, de indolência, de desconfiança e imprecisão. Suporta alto nível de pressão naquilo que vive.
 
ÁREAS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL:
Enfermagem, medicina, odontologia, salvamentos (bombeiro), educação (principalmente primária), arquitetura, engenharia, laboratórios.
 
Competências Positivas:
 
Liderança: assume a frente de um grupo, estabelecendo o caminho que deve seguir.
Diplomacia: capacidade de estabelecer relações com qualquer nível hierárquico.
Espírito prático: voltado à ação.
Bom humor: visão positiva da vida e das situações.
Pontos a Melhorar:
 
Introversão: embora tenha muitas qualidades, pode escondê-las na máscara da introversão.
Desmotivado: pode ter passagens de desmotivação e acessos de falta de vontade de continuidade.
Indecisão: pode demorar a tomar uma ação e perder o tempo necessário naquela situação.
Resumo:
Seu ponto forte é o seu equilíbrio e serenidade. O pecado dominante é a omissão e a rotina. O remédio é a ascese da responsabilidade. O equilíbrio dinâmico do Fleumático se consegue no imprimir mais firmeza e paixão em seu comportamento. Ele precisa amarrar-se numa estrela. Precisa ser movido por um grande ideal. Pouco Ardoroso na Espiritualidade Também nisso é acomodado. É de pouco esforço. Jesus é alguém com perfeito autocontrole: isto é, alguém com caráter perfeito; uma personalidade totalmente equilibrada. Este é o nosso ideal de santidade. O conseguiremos numa ascese buscada cotidianamente e que perpasse toda a nossa vida.
 
FORÇAS FRAQUEZAS
Calmo, frio, bem equilibrado; A vida para ele é uma experiência feliz, serena e agradável – pouco se envolve;
Coerente; Possui um combinação muito eficiente de habilidades; Sente muito mais emoção do que demonstra e tem grande capacidade de apreciar as belas artes e as melhores coisas da vida; Embora seja tímido, gosta do convívio social, para ele não faltam amigos; Tem um mordaz senso de humor ingênito – é o tipo de indivíduo que consegue manter muitas pessoas “as gargalhadas” sem jamais deixar escapar um sorriso; Possui a capacidade única de encontrar algo de engraçado nos outros e nas ações deles; Possui um cérebro organizado, ótima memória e, freqüentemente é um ótimo imitador; Simpático e de bom coração; Cumpridor;
Eficiente; Prático; Nunca aceitará a liderança por sua própria vontade, mas quando ela lhe é imposta prova ser um chefe capaz. Diplomata – exerce uma influência conciliadora sobre as pessoas e é um pacificador inato. Moroso e indolente;
Provocador;
Calculista;
Egoísta;
Indeciso;
Temeroso;
Desconfiado;
Pretensioso;
Desmotivado;
Contemplativo
Colérico
O Temperamento Colérico demonstra características ligadas a uma pessoa enérgica, independente e que age de forma prática. É ilustrado pelo personagem bíblico Paulo, o apóstolo.
 
Sugere capacidade natural de liderança e um estilo prático em tudo na sua vida. Otimista, obstinado, sempre está pensando em algo novo e sua mente é repleta de novas ideias, sugestões, contribuições. É intelectualmente bastante ativo. Não só pensa, mas também realiza estes pensamentos.
 
Extrovertido da mesma forma que o sanguíneo, porém, não de forma tão intensa. Embora bastante ativo e com características positivas, os pontos fracos estão relacionados à sua crueldade e aspereza, ao estilo genioso, impetuoso, autossuficiente, independente.
 
Bastante produtivo, mas possui um estilo mais analítico e gerenciador, pois não tem grande habilidade para trabalhos que envolvam minúcias ou ainda alto nível de precisão. É voltado para o lado prático das coisas.
Tende a ser uma pessoa de caráter enérgico, vivaz, ativo, ardente.
 
É decidido. Toma com facilidade decisões para si mesmo como para os outros. É bastante ativo e não precisa ser estimulado pelo meio em que vive; ao contrário, é ele quem estimula seu ambiente com ideias, planos e ambições infindáveis.
 
Possui um cérebro perspicaz e prático. Sua atividade tem sempre um objetivo. Geralmente, não toma uma atitude vacilante quando colocado sob pressão do que os outros possam pensar nem se torna amedrontado com as adversidades; pelo contrário, elas o animam.
 
Mostra-se com uma firmeza inabalável e frequentemente, obtém sucesso onde os outros fracassam devido a sua persistência e seu otimismo.
 
Possui ainda a tendência a ser uma pessoa insensível, irada, autossuficiente, com atos de agressividade ou crueldade. Carrega amarguras e chega a ser rancoroso. É astuto, impaciente, vaidoso, arrogante e orgulhoso.
 
ÁREAS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL:
Cargos de liderança (diretores, donos de empresas), gerentes, direito (advogado, juiz), coordenação ou cargos de chefia, atividades cujo senso de direção e responsabilidade estão ativados. Não suporta a ociosidade nem pessoas com ritmo de trabalho muito calmo ou tranquilo.
 
Competências Positivas:
 
Pró-atividade: capacidade de colocar-se à frente das necessidades e tomar ações práticas na resolução de um problema.
Tomada de decisão: toma com facilidade decisões tanto para si mesmo como para os outros.
Resiliência: não se amedronta frente às adversidades e à pressão. Mantém sucesso mesmo naqueles casos em que outros fracassaram.
Liderança: capacidade de comandar uma equipe e liderá-la de forma natural e ser visto pelos demais como líder.
Pontos a Melhorar:
 
Auto-suficiente: pode deixar de lado os demais por acreditar nas suas qualidades e até mesmo não enxergar seus pontos fracos.
Impaciência: tem um ritmo de tomada de decisão e ação muito independente, podendo não considerar as diferenças individuais.
Sarcasmo: pode afastar as pessoas por possuir um humor cortante.
Resumo:
Sua qualidade forte é a vontade firme aliada à capacidade de decisão. O pecado dominante do colérico é o orgulho. O remédio é a humildade, a paciência e a mansidão. O equilíbrio dinâmico dele se faz pela conquista do autodomínio, especialmente nas situações que possam vir a ser explosivas. Uma boa bagagem de paciência pré-fabricada. Sua espiritualidade é pressionada por sua autossuficiência: não precisa de nada e de ninguém, nem de Deus. As práticas de espiritualidade lhe parecem perda de tempo. Mais da realização do que da oração.
 
FORÇAS FRAQUEZAS
Enérgico – vivaz, ativo, ardente, prático e independente. Vontade férrea e decidido, toma com facilidade decisões para si mesmo como para os outros. Para ele, “a vida é atividade”. Por isso, não precisa ser estimulado pelo meio em que vive; ao contrário, é ele quem estimula seu ambiente com ideias, planos e ambições infindáveis. Possui um cérebro perspicaz e prático, sua atividade tem sempre um objetivo. Toma atitudes definidas diante de problemas e, muitas vezes, encontramo-lo em campanhas contra injustiças sociais ou situações prejudiciais à moral. Não vacila sob pressão com relação àquilo que os outros possam pensar nem se amedronta diante das adversidades; elas têm o dom de encorajá-lo. Audacioso, possui uma firmeza inabalável e frequentemente obtém sucesso onde os outros fracassam devido a sua persistência. Otimista e chefe nato. Insensível, irado;
Autossuficiente;
Agressivo, cruel;
Amargo, rancoroso;
Impetuoso, orgulhoso;
Arrogante; vaidoso;
Astucioso, impaciente;
Sarcástico.
Observação
Antes de refletir sobre cada um, observe:
 
1. Nunca julgue o temperamento do outro; conheça-o
2. Podemos ter características até dos quatro temperamentos, mas um sempre será dominante na nossa vida.
3. Nunca diga a uma pessoa qual o seu temperamento, a não ser que ela pergunte diretamente.
Saiba discernir o seu temperamento:
 
Observe as qualidades e não pare muito nas fraquezas. Uma vez encontradas as qualidades, procure encontrar os defeitos correspondentes.
 
Diversos fatores devem ser lembrados quando você estiver descobrindo o seu temperamento. O mais importante é que ninguém se caracteriza por apenas um deles. Mas, em geral, um dos temperamentos será sempre mais destacado do que os outros três.
Outro fator é a idade. A maioria dos temperamentos é mais fácil de distinguir entre os quinze e os trinta e cinco anos. Dessa época em diante, suas atitudes, em geral, não se alternam; a não ser que os hábitos, as experiências ou outras pressões as acentuem.
 
Outro fator que pode afetar o comportamento de alguém, criando uma impressão errada quanto ao seu temperamento natural, é a existência de um trauma que pode ter sido provocado por um único acontecimento ou uma série deles em sua vida. Esses traumas são mais predominantes nas áreas do medo, pois causam, no indivíduo, atitudes de retração e recolhimento.
 
No decorrer da vida, cabe ao indivíduo alcançar uma harmonia interior dos quatro temperamentos através do trabalho do próprio ‘Eu’. Compreende-se a possibilidade disso considerando-se que, em cada época da vida, predomina um determinado temperamento: a criança tende para o sanguíneo; a juventude, a partir da puberdade, para o colérico; a idade madura, para o melancólico; e a velhice, para o fleumático.
 
LEMBRE-SE: Pode-se ter uma pessoa COLÉRICA 60% com 40% de SANGUÍNEO. Um MELANCÓLICO com 60% e 40% COLÉRICO… Assim por diante. Mas UM é DOMINANTE.
FONTE: https://wiki.cancaonova.com/index.php/Colérico