A capela de São miguel pode ser visitada

28-03-2011 09:02

 

Inauguração do Circuito de Visitação da
Capela de São Miguel Arcanjo

capela

Após 7 anos de intenso trabalho e dedicação de todos os envolvidos no projeto, foi realizada neste domingo 20/03 a inauguração do Circuito de Visitação da Capela de São Miguel Arcanjo e sua abertura ao público!

2011_capela3

capela4_SMP

A cerimônia contou com autoridades religiosas e políticas, entre elas o Cardeal Arcebispo emérito de São Paulo D. Cláudio Hummes, Dom Manuel Parrado Carral, Bispo Diocesano de São Miguel Paulista, Sr. Geraldo Alckmin, Governador do Estado de São Paulo, Sr.Andrea Matarazzo, Secretário de Estado da Cultura, Dom Fernando Legal, bispo emérito de São Miguel Paulista e Pe. Geraldo Antônio Rodrigues, presidente da Associação Cultural Beato José de Anchieta.

Todos os presente se emocionaram ao ouvir, após anos de silêncio, o sino da capela soar.

O projeto de restauração foi dividido em duas etapas:
A primeira Fase, consistiu na restauração de todo o edifío que se encontrava gravemente danificado, correndo o risco de desabamento. Toda a estrutura, desde as paredes centenárias em taipa de pilão, passando pela realização de trabalhos de arqueologia, até o projeto de iluminação foram contemplados, esta etapa foi concluída em 2008.

A segunda Fase, foi concebida com o objetivo principal de fornecer a todo o visitante, elementos que proporcionassem a leitura e o entendimento de todo o significado que a Capela e seus elementos possuem. Foi realizado um curso de educação patrimonial e formação de monitores com os membros da comunidade, com o objetivo de que a multiplicação dos saberes seja realizado por aqueles que já possuem um envolvimento e uma história pessoal com o Patrimônio.

capela2_SMP

2011_Capela

O projeto foi realizado pela Associação Cultural Beato José de Anchieta, gestão cultural Formarte Projetos Produção e Assessoria, execução Concrejato Serviços Técnicos de Engenharia e o patrocínio da Petrobrás, BNDES, Itaú, Votorantim Metais e Nitroquímica, além do apoio do IPHAN, CONDEPHAAT - UPPH, DPH e CONPRESP.

2011_capela2

Durante o evento, também foi lançado o livro "Capela de São Miguel: Fé, Restauro e Sustentabilidade", que retrata o projeto de restauro em seu processo de execução e fundamentos técnicos.

A Diocese de São Miguel Paulista rende graças a Deus por todos os que, na sua generosidade e no seu amor à arte, contribuíram para que pudéssemos devolver este monumento religioso e  marco de fé ao povo da nossa cidade.

capela3_SMP

A Capela poderá ser visitada:  

Quintas e sextas das 10h00 às 12h00 e das 13h00 às 16h00
Somente grupos agendados acima de 10 pessoas pelo telefone 2032 - 3921 ou acbjasaomiguel@hotmail.com Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , com antecedência de 5 dias (sujeito a disponibilidade de agenda.)

Sábados das 10h00 às 12h00 e das 13h00 às 16h00

Somente público espontâneo com visitas guiadas nas horas pares.

Santa Missa - Todos os sábados às 19h00

Agendamentos e mais informações pelo telefone: (11) 2032.3921.